Desenho Animado
História de "El Chavo"
No ano de 2005 surgiram os primeiros rumores de que Roberto Gómez Bolaños "Chespirito", criador dos seriados Chaves e Chapolin, estaria com um novo projeto televisivo para os seus personagens, dessa vez, porém, em forma de série animada. Muitos boatos surgiram nessa época, como uma aliança entre Bolaños e a Disney.
Quem deu vida ao desenho animado do Chaves foi a Ánima Estudios - empresa mexicana, líder na América latina em criação de animações. Os direitos foram negociados com a Televisa, Bolaños e seu filho, o produtor Roberto Gómez Fernández.
Antes da estréia oficial, ocorrida no dia 21 de outubro de 2006 no México e simultaneamente em diversos países latinos, foi divulgado imagens dos personagens em sua nova versão e lançado inúmeros produtos infantis inspirados na série animada. Para a base das animações foram utilizados recursos em 3D (terceira dimensão); o trabalho envolveu mais de 100 especialistas. Cada episódio custou cerca de 200 mil reais.
Um dia antes da estréia, foi levado ao ar em vários países um programa especial que contemplou os fãs com entrevistas e detalhes dos bastidores da criação.
A primeira temporada da série animada tem 26 capítulos: todos versões adaptados do seriado clássico.
A personagem Chiquinha não está presente no desenho, em função de a produção da série animada não ter conseguida entrar em um acordo com a atriz Maria Antonieta de las Nieves, intérprete e proprietária da personagem. Com isso, Pópis e Nhonho tem uma maior participação nos enredos. Com exceção da Chiquinha, todos os principais personagens estão presentes na primeira temporada, incluindo o Gódinez.
Foram inseridas nos enredos dos episódios da segunda temporada as personagens Paty e Glória.
História no Brasil
O Desenho Animado do Chaves foi ao ar pela primeira vez no Brasil em 01 de janeiro de 2007 e em outubro de 2006 no México e em diversos países da América Latina. O desenho do Chaves, sem dúvida, foi umas das novidades mais esperadas pelos fãs.
Na sua primeira temporada vimos "remakes" , ou seja, episódios com o mesmo roteiro de episódios já conhecidos da série, mas a segunda temporada já possui algumas aventuras inéditas com novos lugares e personagens.
O fato triste é a ausência de Chiquinha, pelo fato da atriz Maria Antonieta de las Nieves, que interpretava a personagem, ter brigado judicialmente com Roberto Goméz Bolaños, o Chespirito, pelos direitos autorais dela.