Livro "Chaves: Foi sem querer, querendo" ganha edição atualizada.

04/05/2012 17:00

 

No ano em que o comediante Roberto Gómez Bolaños, criador das séries Chaves e Chapolin, comemora seus 83 anos com homenagens de fãs do mundo todo, o livro “Chaves – Foi sem querer querendo” ganha uma edição revista e ampliada pela Matrix Editora. Lançado pela primeira vez em 2005, o livro permaneceu por três meses na lista dos mais vendidos e atingiu a marca de mais de 25 mil exemplares vendidos.

A edição atualizada traz fatos inéditos e novas imagens que ilustram o livro. Entre os temas abordados pelos autores estão os episódios “perdidos”, que em 2011 foram ao ar causando grande repercussão na mídia e um alvoroço entre a comunidade de fãs. De acordo com os dados do Ibope, os episódios inéditos da série alcançaram a vice-liderança isolada na audiência.

Outro ponto abordado pelos autores é a mudança cultural no modo de assistir Chaves. Segundo eles, a chamada Geração Y, que nasceu a partir dos anos 1980, é muito mais conectada com as novas mídias e não assiste ao programa apenas pela TV. “Entre essa turma, os episódios são vistos na TV, mas também estão nas memórias dos celulares, smartphones e demais acessórios”, explicam.

Além disso, não há, em nenhum outro país do mundo, incluindo o México, tantos sites dedicados aos seriados de Bolaños. Para a maioria dos fãs, sempre haverá o temor de Chaves sair do ar. “Nos ambientes digitais, os fãs trocam diversos arquivos, incluindo episódios completos, em alta resolução. Assim, caso Chaves pare de passar na TV, já está garantido na internet”, afirmam os autores.

Nesta nova edição, a biografia dos atores também está muito mais completa e recheada de detalhes inéditos, como as diversas versões sobre a saída de Carlos Villagrán (Quico) da série, e o triângulo amoroso entre ele, Florinda Meza (Dona Florinda) e Roberto Gómez Bolaños. 

A obra também mostra, entre outras coisas, a chegada do programa ao Brasil, a resistência dos diretores do SBT em lançar o humorístico, a contribuição dos dubladores para o sucesso no país, as batalhas pelo ibope e, ainda, um capítulo inteiro só de curiosidades sobre a série. Além disso, o livro procura desvendar como o programa tornou-se um fenômeno no México e no Brasil e, especialmente, como perdura há todos esses anos com bons índices de audiência.

Informações:

"Chaves – Foi sem querer querendo?"
188 páginas
Preço sugerido: R$ 33,00