Curiosidades Pág.05
Mudanças na vila
A rua da frente da vila mudou 3 vezes: já foi branca e só passavam pedestres, depois teve muros baixos, uma curva e carros, e por último perdeu a calçada. A única coisa que não mudou foi a misteriosa oficina chamada "Taller". A passagem para o segundo pátio também mudou 2 vezes: era uma passagem direta e depois ganhou a janela do quarto da Chiquinha no corredor para o pátio. Outra coisa que também mudou foi o chafariz, que já foi de 2 modelos. Já mudaram também o número da casa do segundo andar do primeiro pátio.
Episódios Datados
Os únicos episódios datados são o que a Chiquinha recebe a carta de sua bisavó (está escrito na carta o ano de 1979) e o que o famoso ator de novelas Héctor Bonilla vai a vila e diz que seu carro é ano 79. Fora esses capítulos o único datado comprovadamente é o filme de Chapolin, feito em 1980.
Simpson e Chespirito
Matt Gronning, criador do popular seriado “Os Simpsons”, também é fã de Roberto Gómez Bolaños. O escritor, inclusive, criou um personagem inspirado em Bolaños e um de seus personagens mais famosos, o Chapolin Colorado. O nome do personagem mencionado, na versão brasileira de “Os Simpsons”, é “Homem-Abelha”.
Bolaños e o rei Pelé
Em entrevista concedida à “Rede TV!” em 1999, Chespirito contou que o brasileiro Pelé tinha interesse em levar o Chaves e a sua turma ao cinema. De acordo com Chespirito, o convite foi feito através de uma ligação telefônica. O comediante não aceitou. Possivelmente, daí veio o filme “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”, lançado no ano de 1986.
Quico ou Kiko?
”Quico” é o nome do personagem criado por Roberto Gómez Bolaños para à série Chaves. Quando Carlos Vilagrán, interprete do personagem, deixou o elenco para ter o seu programa solo na Venezuela, registrou o nome de “Kiko”.
A despedida do Quico
Os episódios de Acapulco - gravados em 1978 - foram os últimos que contaram com a presença do personagem Quico. A canção “Boa Noite, Vizinhança”, tocada no terceiro e último capitulo de Acapulco, foi composta por Bolaños e é algo como um “até logo” ao amigo, que nunca mais voltaria a participar de seus seriados.
Estréia de Nhonho (aula com Elizabeth, Cândida e Malicha)
Vou falar de um dos episódios perdidos que os fãs de Chaves têm mais vontade de assistir : o título deste episódio pode ter 3 denominações : Pérolas – versão 1, A Aula de Estréia do Nhonho ou Aula com Cândida, Elizabeth e Malicha(ou Malu, adotando o nome que foi dado pela empresa de dublagens MAGA). Este talvez seja o primeiro episódio da escolinha.
Este é o primeiro episódio do seriado Chaves, que contou com a participação de 3 personagens muito queridos da série : Neste episódio, Nhonho e Pópis, são claramente apresentados ao público, conforme veremos nos diálogos a seguir e Godinez, um dos personagens mais engraçados da série.
Neste episódio, nota-se claramente que a personagem Malicha faz o mesmo papel que a Chiquinha costuma fazer e nas cenas que Elizabeth e Cândida aparecem, finalmente podemos entender, como por exemplo : Neste episódio, o Professor Jirafales faz a chamada completa, em ordem alfabética, e quando ele fala “lista”, Cândida prontamente fala : Eu !, já que ela é a primeira da lista. É por isso que, nas outras versões, Pópis dizia que é a primeira da lista, o que não tem coerência.
Outro detalhe importante é comportamento da CDF Elizabeth, personagem que os fãs brasileiros só conheciam pelo nome, já que ela foi mencionada no episódio dos desenhos(estrelinha de bom menino). Elizabeth é completamente louca, fala que nem “descarga dessaranjada”, como diria o Chaves, e essa forma rápida de falar justifica a velocidade da fala : os que comem carnes, são carnívoros; os que comem verduras são herbívoros, etc.
Aliás, os episódios da escolinha tem uma série de curiosidades : por exemplo, no episódio em que os alunos têm uma aula de inglês, na versão original, o Nhonho fala yellow corretamente e não o “gellow” da dublagem da MAGA. Originalmente, eles falam raspadinha de pina(abacaxi) e não raspadinha de laranja, como ouvimos na dublagem.
Quem realmente foi o pior inimigo da Princesa Isabel de Bragança?
Bom, ela tinha ou não razão?